quarta-feira, 18 de outubro de 2006

A maior farsa do futebol


Como pode um lateral que não sabe nem fazer um cruzamento ter sido titular da seleção brasileira de futebol por dez anos? Com três Copas do Mundo nas costas... O lobby da Nike deve ser incrível. Porque o Roberto Carlos é ruim.

E não digo isso hoje. Não digo isso por causa de sua ajeitada na meia contra a França. Digo isso há tempos. Nunca vi acertar um cruzamento, principal fundamento de um lateral (ou ala). O máximo que ele consegue fazer é dar um chutão para o meio da área. Ah, tem aquele breque que ele faz em alta velocidade para enganar os zagueiros. Só sabe fazer isso e marcar. E até que marca bem.

E um jogador que só sabe marcar falha grotescamente em momentos decisivos de Copas do Mundo. Em 1998, contra a Dinamarca, uma bicicleta furada. Contra a França, uma espanada que resultou em escanteio letal. Este ano contra a França...

Vendo o jogo do Real Madri ontem, confirmei minhas impressões sobre o lateral. E olha que ele jogou bem. Mais uma vez, enganou bem. A mim ele não engana, não. Ficou com suas subidas velozes e cruzamentos que são chutes para o meio da área. Pífio.

Ele não é o pior dos laterais. Como eu disse, sabe marcar bem. Mas para jogar três Copas pela Seleção ele teria que ser um baita craque. Júnior, do São Paulo, que foi reserva de Roberto Carlos em 2002, disputou um jogo apenas, contra a Costa Rica. Foi a melhor atuação de um lateral esquerdo brasileiro em Copas desde a inesquecível jornada de Branco contra Holanda em 1994.

Depois de tanto tempo de enganação, teve que sair da seleção pelas portas do fundo, marcado pelo fiasco na Alemanha. A ajeitada na meia de Roberto Carlos entrou para a galeria de jogadas que incluem o passe errado de Toninho Cerezo contra a Itália em 82, o pênalti perdido por Zico contra a França (sempre a França!) em 86 e a falha de Barbosa contra o Uruguai em 50.

É por essas e outras que afirmava antes e agora afirmo com mais convicção: Roberto Carlos é a maior farsa do futebol brasileiro moderno.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ae meu grande amigo SANTISTA, tenho q concordar com vc em genero numero e cor, pq esse tal de roberto carlos nunca me convencey nao, sempre achei ele um jogador mediano, q nao tem nada de excepcional, somente sua bomba, é por isso q no winning eleven no meu time ele joga na ponta esquerda..rsrsrsrsr..

Abraços