terça-feira, 24 de outubro de 2006

Nosso ouro é deles

Foi só o italiano escalar o Rei das Pedaladas para o Real Madri desencantar. Primeiro, Robinho só não fez chover na Champions League. Agora, foi o melhor em campo contra o arqui-rival Barcelona, ofuscando o decadente Ronaldinho Gaúcho.

Era óbvio que com o tempo, Robinho iria conquistar a Europa. Já tinha conquistado o Brasil todo. Era o único capaz de levar crianças para o estádio. Crianças são-paulinas, corinthianas, palmeirenses... E santistas. Era o único. Deveria ser patrimônio brasileiro, invendável.

O menino é muito talentoso. É bola no pé dele e desespero para os rivais. Pena que tenha associado seu nome ao Real Madri, clube inescrupuloso que age como os antigos espanhóis na época da colonização.

Ele segue a tendência irreversível de êxodo de jovens craques. Na hora que a flor desabrocha, ela é podada para ficar na mesa de jantar de um palacete. Nunca mais se vê uma bela flor em jardins brasileiros. É como nosso ouro que está nas catedrais madrilenhas. É como os dólares dos brasileiros que estão guardados em bancos suíços. Não servem para nós.

Se depender de nossos craques, eles vão embora mesmo já que não dá para comparar salários em euro e salários em real. O que é necessário é uma legislação séria para evitar este descalabro. O Santos ainda segurou Robinho por alguns anos, mas times menos estruturados como, por exemplo, o Fluminense... Lá se fala: “Xerém fabrica craques, as Laranjeiras vendem.” O Internacional vai jogar o Mundial enfraquecido porque na primeira oportunidade vendeu seus craques.

E eles vão para Ucrânia, Rússia, Turquia, Coréia do Sul... Ser ídolo de uma torcida não é mais importante. Se antes os meninos sonhavam em jogar no Maracanã lotado, hoje eles sonham com uma mansão num condomínio de luxo Madri. Ou em Kiev, Moscou, Helsinque, Copenhagem, Bruxelas, Istambul, Xangai, Riad, Bagdá...

Um comentário:

Anônimo disse...

"Decadente" Ronaldinho Gaúcho? Ô André... Menos, menos... Ele tá numa fase ruim, só isso... Apenas 25 anos de idade, muita pressão e responsabilidade... Todo mundo oscila.
Até o "Gornaldo" foi chamado de decadente, deu a volta por cima, foi Campeão do Mundo e elogiado pra caramba... Claro que hoje é outra história.
Mas acho que vc pegou pesado demais.
Abraços.